
Desbotou? Veja como melhorar a fixação do corante reativo

Salve salve, artistas desse imenso Brasil! Nesse início de ano, tenho recebido algumas dúvidas em relação ao uso do corante reativo, que em alguns casos não fixou direito no tecido e, consequentemente, as peças ficam com um aspecto meio desbotado, com cores fracas e as vezes até diferentes da desejada. É aquele vermelho que depois da lavagem fica rosa, o verde escuro que vira verde claro, enfim, aquela sensação de que a cor “não pegou”. Apesar de ser um pouco frustrante, esse é um erro comum para nós iniciantes, mas que pode ser facilmente resolvido com alguns truques, que vou compartilhar com vocês agora:
Exemplo de camiseta desbotada. Frustrante!
1) Sempre, sempre, sempre lave o tecido com sabão neutro antes de tingir.
Essa é certamente a principal razão do desbotamento nas peças. Pode não parecer, mas a camiseta nova vem com um monte de resíduos de sua fabricação, que atrapalham muito o processo de tingimento e fixação do corante. Você pode usar até uma máquina de lavar, mas nada substitui a lavagem na “mão grande”(como a gente diz aqui em Salvador). Sabão neutro, em barra, no tanquinho de casa!
2) Reutilização do carbonato de sódio.
As vezes você prepara uma solução de uns 4 litros de carbonato de sódio, tinge algumas camisetas e resolve tingir novamente depois de algumas semanas. Não faça isso! Não tenho conhecimento científico a respeito, mas já percebi que com o passar do tempo o carbonato de sódio fica “fraco”, então suas peças tendem a desbotar. Por experiência própria, sugiro você manter o carbonato de sódio pelo prazo máximo de 1 semana. Depois disso, prepare a solução novamente!
3) Dilua o corante corretamente.
Outro erro comum é o de não diluir o corante corretamente, em água morna. Você pode até diluir em água na temperatura natural(exceto se estiver muito gelada), mas vai precisar chacoalhar bastante a garrafinha até que o corante esteja todo diluído.
4) Experimente deixar o tecido no carbonato por mais de 15 minutos.
Se o tecido ficar no carbonato por mais de 15 minutos, não se desespere. Esse é otempo mínimo, mas você pode deixar por um mais um tempinho. Não recomendo deixar pro dia seguinte, mas por 1 ou 2 horas é aceitável.
5) Ao invés de borrifar carbonato, deixe o tecido “secar” um pouquinho.
Essa técnica é nova pra mim, e realmente funciona! Ao invés de tirar o tecido do balde com carbonato e ir logo tingimento, vale a pena deixar ele secar naturalmente até o nível de umidade desejado. As vezes o borrifamento deixa o tecido com uma pouca concentração de carbonato, o que não acontece nesse método. Se você quer controlar o espalhamento do corante, vale a pena deixar o tecido secar um pouquinho!
6) Deixe “curar” um pouco mais.
Os corantes tendem a fixar bem num prazo de 24 horas, mas deixar o tecido curar um pouco mais pode melhorar consideravelmente o nível da fixação. Experimente deixar o trabalho nessa fase por 2 ou 3 dias. Os resultados melhoram bastante!
Acredito que com essas dicas o resultado de vocês vá melhorar consideravelmente.